Turistas russos conquistam destinos em todo o mundo

Turistas russos conquistam destinos em todo o mundo

Há muitos anos que os turistas russos têm vindo a visitar as estâncias mais luxuosas e famosas em todo o mundo. São geralmente conhecidos por gastar quantias generosas de dinheiro, e assim injectar apreciável receita turística nos destinos que procuram. Neste contexto, muitos destinos turísticos contam com os russos e com a sua contribuição, uma vez que já representam uma grande parte de toda a sua procura.
 
A Turquia "salva" pelos turistas russos
 
Um destes países é, por exemplo, a Turquia. De acordo com dados oficiais para 2021, quase 4,7 milhões de russos visitaram o país no ano passado. O mais importante de todos os mercados de origem, com a Alemanha e a Ucrânia a seguirem russos nos lugares seguintes. No entanto, quando se trata de dados sobre destinos específicos como Istambul, os russos vêm em terceiro lugar, atrás de alemães e iranianos.
Neste sentido, notícias publicadas nos meios de comunicação locais afirmando que o fluxo de turistas da Rússia salvou a época de férias turca não surpreende ninguém.
 
Um “boom” nas Maldivas
 
Embora a Turquia tenha sido um destino popular para os viajantes russos durante anos, as Maldivas só recentemente começou a ganhar reconhecimento, com muitos turistas ricos a procurar passar as suas férias nestas ilhas paradisíacas. A popularidade das ilhas entre os turistas russos em férias é clara se observarmos bem os dados publicados. Quase 110 mil estrangeiros viajaram para as Maldivas durante Janeiro e destes, mais de 20 mil eram turistas russos (18,4%), seguidos pelos britânicos (10.602 turistas) e indianos (9.044). Em geral, durante 2021, mais de 222.000 turistas da Rússia visitaram as ilhas, o que é 2,7 vezes maior do que em 2019. Até agora, foi suficiente para o segundo lugar atrás da Índia, mas quem sabe o que o futuro nos reserva.
 
Do Sri Lanka ao México
 
Os russos também conquistaram o Sri Lanka. Desde o início do ano (2022), quase 10 mil destes turistas visitaram a ilha. Este é o maior de todos os mercados de origem, com a Índia a ocupar o segundo lugar. Em relação aos números anuais para 2021, a Rússia ficou em segundo lugar, mais uma vez atrás da Índia.
 
Para além destes destinos, os turistas russos tornaram-se líderes em Cuba em 2021. De acordo com o Centro Nacional de Estatística e Informação da República, em Dezembro a ilha foi visitada por mais de 131.000 turistas da Rússia, com cidadãos canadianos em segundo lugar por uma larga margem (33.000).
 
Mais de 31.000 russos visitaram as Seychelles em 2021, com a Rússia a tornar-se, pela primeira vez, o principal mercado de origem de Turismo para as ilhas, colocando-se bem à frente das demais nacionalidades.
 
O fluxo de turistas russos também passou do 6º para o 2º lugar nos Emirados Árabes Unidos, enquanto mais de 41 mil cidadãos visitaram o México durante 2021 (+ 50% que em 2020), trazendo a Rússia para os 10 principais mercados de origem dos destinos das Caraíbas.
 
Finalmente, os dados da Tailândia relativos ao final do ano passado indicam que a Rússia ficou em terceiro lugar em termos de fluxo turístico, depois da Alemanha e Grã-Bretanha. Na República Dominicana, os russos representavam o segundo maior grupo turístico, enquanto que no Chipre e na Grécia um em cada três turistas era proveniente da Federação Russa.
 
Em síntese, ao analisarmos os dados em termos globais, que constitui um bom indicador para alguns destinos turísticos portugueses, notamos que para além dos tradicionais destinos com características mais massificadas como por exemplo a Turquia, Tailândia e México, existe uma grande preferência neste mercado por ilhas.

07 Fevereiro 2022